23 de julho de 2013

“Eu acho que o Obama está nos ouvindo aqui. Um abraço, negão”, diz Lula sobre espionagem americana


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou, nesta terça-feira (23), com a suspeita de que os Estados Unidos têm um esquema de vigilância telefônica e digital para obter dados sigilosos de pessoas e empresas brasileiras. No início do mês, documentos vazados pelo ex-agente da CIA (Agência de Inteligência Americana) Edward Snowden mostraram que o Brasil também foi alvo da espionagem dos Estados Unidos.
Ao relembrar a primeira conferência de países da América Latina e do Caribe, realizada sem a presença de países ricos, como Estados Unidos e Canadá, Lula questionou o interesse do presidente americano, Barack Obama, em assuntos brasileiros.
— Agora quer até ficar escutando nosso telefone? Eu acho que o Obama está nos ouvindo aqui. Um abraço, negão!

As declarações foram dadas durante uma palestra no Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha, em Brasília. O ex-presidente foi recebido ao som de “Lula, guerreiro do povo brasileiro” e ganhou homenagem de um grupo afro da capital federal.
Durante mais de uma hora de discurso, Lula fez questão de lembrar medidas adotadas no governo dele para reduzir a pobreza e a miséria no País. 
Ele declarou que, como presidente, parou de encarar o pobre como um problema estatístico e começou a pensar na parcela da população menos favorecida como “como parte essencial da solução”, estimulando o consumo e facilitando o crédito.
Lula também se posicionou politicamente sobre as críticas ao grande número de ministérios do governo Dilma Rousseff, defendeu o programa Mais Médicos e a reforma política por meio do plebiscito.

 Fonte:  R7